AJUSTE: uma atribuição prescrita concedida a um cliente para a substituição do produto de acordo com a garantia.
ENVELHECIMENTO: deterioração das propriedades físicas e químicas da borracha de oxidação durante um período de tempo.
PRESSÃO DE AR: força exercida pelo ar dentro de um pneu, expressa em libras por polegada quadrada ou quilopascals (kPa).
ALINHAMENTO: ângulos do pneu e do eixo da suspensão em relação um ao outro e ao solo: ângulo de inclinação do eixo, cambagem e convergência. Além disso, ajustar os componentes para uma posição pré-determinada para um funcionamento mais eficiente do pneu e do veículo para um desgaste uniforme adequado dos pneus.
ANTIOXIDANTE: substância química que, quando adicionada a um composto de borracha, previne a oxidação da superfície. É usado na banda de rodagem e nos compostos da lateral para evitar corrosão e rachaduras causadas pelo clima.
RELAÇÃO DE ASPECTO: relação dimensional entre a altura da seção do pneu e a largura da seção; a altura da seção dividida pela largura da seção.
EQUILÍBRIO: distribuição de massa uniforme de um conjunto de pneu e aro em torno do eixo de rotação.
CALÇO: área do pneu montado que fica encostada na roda.
PREENCHIMENTO DO CALÇO: extrusão de borracha na área do calçado do pneu. Usado para permitir um contorno uniforme das camadas da carcaça ao redor do pneu e em direção à parede lateral inferior. Também é utilizado em extensão para endurecer a parede lateral inferior de um pneu.
ASSENTO DO CALÇO: posição em que o pneu fica apoiado e vedado dentro do aro.
CORREIA: conjunto de têxteis ou arame sob a banda de rodagem utilizado como reforço. Também limita o diâmetro externo contra a pressão de inflado e a força centrífuga.
CUNHA DE CORREIA TRAPEZOIDAL OU INSERÇÃO: extrusão de borracha colocada sob as bordas de uma correia; usado em pneus radiais para maior durabilidade.
BLOCO: uma parte individual (ou "elemento") da banda de rodagem.
CORPO: a estrutura têxtil interna do pneu.
DERRAPE: ponto onde a tração dos pneus é perdida nas curvas.
CONICIDADE: qualidade do que é cônico. (Causa da tração radial do pneu).
ÁREA DE CONTATO: Parte do pneu que fica em contato com a superfície da estrada. Consulte “Sulco”.
CABO: fios têxteis ou de aço que formam camadas e correias nos pneus.
ÂNGULO DO CABO:O grau em que as camadas ou correias cruzam a linha central de um pneu.
FORÇA DE GIRO: A força que faz um veículo girar em um canto. É o oposto da força lateral ou centrífuga.
LARGURA DA SEÇÃO TRANSVERSAL: medição externa de parede lateral a parede lateral do pneu calibrado, excluindo costelas ou letras ornamentais. Às vezes, é chamada de largura de seção.
CORONA: A região entre os ombros do pneu.
PARA-LAMAS: protuberância de borracha que cobre a circunferência ao redor de alguns pneus logo acima da aba do aro, que reduz os arranhões no pneu.
PESO EM VÁCUO: peso total de um veículo sem passageiros e com um tanque cheio de gasolina.
C.U.V.: - veículo utilitário de cruzamento.
DEFLEÇÃO: a diferença entre o raio livre ou sem carga de um pneu e o raio carregado.
DESENHO DE ARO: pneu com largura específica usado para determinar as dimensões básicas dos pneus.
D.O.T.: símbolo de marca do pneu, indicando que o pneu cumpre os requisitos do Departamento de Transporte.
APLICAÇÃO DE RODA DE TRAÇÃO: descreve os pneus, projetados especificamente para um desempenho ideal nos pneus motrizes.
BANDA DE RODAGEM DE COMPOSTO DUPLO: banda de rodagem para pneus com dois compostos de borracha.
DUPLO: em caminhões leves, refere-se aos dois conjuntos de pneus e rodas, montados em cada lado do eixo de transmissão.
EQUILÍBRIO DINÂMICO: condição em que um conjunto de pneu e rodas tem o peso distribuído igualmente em ambos os lados do eixo de rotação do pneu. Também conhecido como “balanceamento”.
ETRTO: Organização Técnica Europeia de Pneus (European Tyre and Rim Technical Organization).
SISTEMA MÉTRICO EUROPEU DE MEDIDAS DE PNEUS: sistema de medição de pneus da Europa que expressa a seção transversal (em milímetros), a proporção, o tipo de estrutura dos pneus, o diâmetro do pneu (em polegadas), o índice de carga e o símbolo de velocidade (por exemplo, 185/70R14 88T).
CARREGAMENTO ADICIONAL: pneu P-Metric com calibragem máxima de 41 psi ou 50 psi. Para pneus métricos europeus, o termo “reforçado” significa o mesmo que “carga adicional”. O reforço adicional dos pneus de carga adicional, juntamente com as pressões de ar mais elevadas permitidas, permite-lhes suportar cargas maiores do que as suportadas pelos pneus de carga padrão ou de carga leve.
TÊXTIL: material feito de cabos paralelos utilizados na construção de pneus.
PNEU DE FLUTUAÇÃO: um pneu para caminhões leves desenvolvido para proporcionar uma melhor tração e absorção de impacto durante a direção off-road.
PEGADA: área da banda de rodagem do pneu que toca a superfície da estrada. Consulte “Cartão de contato”.
RANHURAS: canais entre as nervuras da banda de rodagem de um pneu.
CLASSIFICAÇÃO DE PESO BRUTO DO EIXO (GROSS AXLE WEIGHT RATING, GAWR): o peso máximo que o eixo dianteiro ou traseiro pode suportar. Os pesos brutos do eixo dianteiro e traseiro não devem exceder as GAWR do eixo dianteiro e traseiro.
CLASSIFICAÇÃO DE PESO BRUTO COMBINADO (GROSS COMBINATION WEIGHT RATING, GCWR): o peso total do veículo totalmente carregado e do reboque com a carga.
PESO BRUTO DO VEÍCULO (GROSS VEHICLE WEIGHT, GVW): o peso total do veículo, incluindo passageiros, combustível, carga e acessórios.
CLASSIFICAÇÃO DE PESO BRUTO DO VEÍCULO (GROSS VEHICLE WEIGHT RATING, GVWR): o peso máximo permitido carregado do veículo considerando as capacidades do motor, transmissão, chassis, mola, freios, eixos e pneus. A GVW não deve exceder a GV.
SISTEMA DE TAMANHO DE PNEU DE ALTA FLUTUAÇÃO PARA PICAPES LEVES: sistema que apresenta o diâmetro total em polegadas, a largura da seção em polegadas, o tipo de construção do pneu e o diâmetro do pneu em polegadas (por exemplo, 33x12.50R15LT). Consulte Pneu de flutuação.
DESEQUILÍBRIO: distribuição não uniforme de massa em um conjunto de pneus e roda ao redor de seu eixo de rotação que causa rebote (desequilíbrio estático) ou agitação (desequilíbrio dinâmico).
REVESTIMENTO INTERIOR: uma camada de borracha de baixa permeabilidade que é laminada dentro de um pneu sem câmara para reter ar.
KILOPASCAIS (kPa): unidade de pressão de ar; em termos métricos, 6895 kPa é necessário para atingir 1 psi.
PONTOS DE ELEVAÇÃO: pontos de contato específicos no chassi de um veículo usados ao levantar o veículo para reparo. Para evitar ferimentos graves ou danos permanentes ao veículo, os manuais do proprietário devem ser sempre verificados quanto à localização adequada dos pontos de elevação antes de levantar o veículo ou levantá-lo com um macaco. Também são conhecidos como “pontos de elevação com macaco”.
CAPACIDADE DE TRANSPORTE DE CARGA: carga que um pneu de tamanho específico pode transportar a uma determinada pressão de calibragem sob certas condições de manuseamento, conforme estabelecido pela Associação de Pneus.
ÍNDICE DE CARGA: código numérico associado à carga máxima que um pneu pode transportar na velocidade indicada pelo símbolo de velocidade em condições de serviço especificadas de até 209 km/h. Para velocidades acima de 209 km/h, a carga real no pneu será reduzida de acordo com as diretrizes da Associação de Pneus.
INTERVALO DE CARGA: substitui o termo anterior de índice de camada e identifica os limites de calibragem e carregamento.
CLASSIFICAÇÃO DE CARGA: o peso que um pneu é projetado para suportar durante a operação normal.
LT-MÉTRICO: sistema de dimensionamento de caminhão leve que expressa a largura da seção em milímetros, a proporção, o tipo de construção e o diâmetro do anel em polegadas (por exemplo, LT235/85R16 120/116Q E).
M + S, M/S ou M & S: designação da borda do pneu que indica que o pneu está em conformidade com a definição USTMA/RAC de pneus All Season.
MONTAGEM EQUILIBRADO: um procedimento de montagem que combina o ponto alto de um pneu com o ponto baixo do pneu para garantir uma direção tranquila. Um ponto ou marca no pneu que se alinha com um ponto, etiqueta adesiva ou orifício da válvula no pneu.
PICTOGRAMA DE MONTANHA E COPO DE NEVE: identificação do desenho de pneus de caminhões leves e de passageiros de inverno. Os pneus com este símbolo proporcionam um melhor desempenho na neve do que os pneus que cumprem a definição de pneus All Season da USTMA/RAC.
NHTSA: Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário (National Highway Traffic Safety Administration).
NOMINAL: tamanho designado ou teórico que pode variar do real.
EQUIPAMENTO ORIGINAL (EO): refere-se aos pneus vendidos a fabricantes de automóveis para instalação em veículos novos.
DEFEITO DE CIRCULARIDADE: condição em que um pneu ou roda não é redonda.
DIÂMETRO GERAL: o diâmetro de um pneu sem carga quando montado numa roda e calibrado com a pressão nominal.
SOBRECALIBRADO: calibragem de um pneu acima da pressão recomendada pelo fabricante do carro. Isso pode resultar em andar duro, danos por arranhões e desgaste prematuro dos componentes da suspensão.
SOBREGIRO: condição de giro em que os pneus traseiros perdem tração antes dos pneus dianteiros. Tendência de um carro a girar mais fechado do que o motorista pretende ao calcular uma curva.
OXIDAÇÃO: reação de um material com oxigênio, o que geralmente resulta na degradação do material.
PERMEAÇÃO: processo no qual as moléculas de ar migram através das paredes laterais do pneu. Normalmente, os pneus perdem ar através do processo de permeação.
PASSO: comprimento de um ponto em um bloco da banda de rodagem até o mesmo ponto no próximo bloco da banda. O passo varia no pneu para minimizar o ruído.
CAPAS: lâminas de material que compõem o corpo do cabo e as correias de um pneu.
PROPULSÃO DA TROMPA: perda de tração dos pneus dianteiros durante curvas, também conhecida como subgiro.
CONCEITO PLUS 1/PLUS 2: conceito para melhorar o manuseio e o desempenho através da montagem de pneus com larguras de seção maiores e alturas de seção mais baixas em anéis de 1, 2 e, por vezes, até 3 polegadas de diâmetro. Os acessórios Plus 1 ou Plus 2 corretos mantêm o mesmo diâmetro que os pneus originais.
SISTEMA P-METRIC: sistema de medição de pneus que indica a largura da seção em milímetros, a proporção, o tipo de construção do pneu, o diâmetro do anel em polegadas, o índice de carga e o símbolo de velocidade (por exemplo, P225/70R15100S).
POLIÉSTER: material de cordão sintético resistente e leve usado na construção da carcaça.
POLÍMERO: composto químico que inclui um grande número de componentes idênticos ligados como uma cadeia.
PSI: libras por polegada quadrada.
DESVIO: a tendência de um veículo puxar para um lado ao dirigir em linha reta.
DESVIO RADIAL: medição de falta de arredondamento girando o pneu calibrado e medindo quanto a superfície da banda de rodagem varia (para cima e para baixo) em relação a um círculo.
PNEU RADIAL: Pneu construído com camadas de revestimento localizadas a um ângulo de 90 graus em relação à linha central da banda de rodagem.
RAIO: material de cordão sintético usado na construção de carcaças e correias; fornece alta resistência dinâmica e boa aderência da borracha.
ROTAÇÕES POR MILHA (RPM): o número de rotações que um pneu faz em uma milha (1,6 km).
COBERTURAS: os elementos de borracha na banda de rodagem que entram em contato com o chão, normalmente orientados numa direção circunferencial.
DIÂMETRO DO PNEU: o diâmetro do entalhe do pneu (não da extremidade nem da “flange”).
FLANGE DO ARO: borda mais externa do aro da roda na qual os pesos são presos.
LARGURA DO ARO: medida interna das guias do aro, ou seja, do interior da guia em um lado até o interior da guia no outro lado.
RESISTÊNCIA À RODAGEM: A força necessária para rolar um pneu carregado.
RODÍZIO: padrão de movimento do pneu em diferentes posições em um veículo para compensar o desgaste irregular ou desigual do pneu.
RELAÇÃO BORRACHA/VAZIO: relação entre a superfície de borracha e a superfície do sulco na pegada de um pneu.
INDICADOR DE DESCENTRAÇÃO: dispositivo usado para verificar o desvio radial e lateral.
SOBRETAXA DE SEGURANÇA: a área elevada que circunda a borda do pneu e está localizada ligeiramente para dentro do entalhamento. O objetivo é evitar que o pneu deslize para o recesso do anel, caso esvazie acidentalmente durante a direção.
ALTURA DA SEÇÃO: distância da parte inferior do talão até a parte superior da banda de rodagem.
LARGURA DA SEÇÃO: distância de uma borda à outra, excluindo letras em relevo.
SÉRIE: a relação da altura de um pneu (do entalhamento ao topo da banda de rodagem) sobre a largura do pneu (de borda a borda). Também conhecido como “perfil” ou proporção de um pneu.
DESCRIÇÃO DO SERVIÇO (ÍNDICE DE CARGA/SÍMBOLO DE VELOCIDADE): a descrição do serviço consiste num índice de carga e num símbolo de velocidade . O índice de carga é um código numérico que especifica a carga máxima que um pneu pode transportar à velocidade indicada pelo símbolo de velocidade, à pressão de calibragem máxima.
TREPIDAÇÃO OSCILANTE: oscilação ou cambaleio rápido de um conjunto de roda e pneu ao redor do eixo de direção.
OMBRO: bordas externas da banda de rodagem onde ele se liga à borda.
LATERAL: lado de um pneu entre o ombro da banda de rodagem e o entalhamento do aro.
DESGASTE DA LATERAL: condição que ocorre durante curvas fechadas quando uma borda da pneu entra em contato com a superfície da estrada.
ESTRIAS: ranhuras pequenas e estreitas moldadas na banda de rodagem que aumentam as bordas de tração do pneu e melhoram sua tração no asfalto molhado, com neve ou gelo.
ÂNGULO DE DESLIZAMENTO: a diferença entre a direção em que um pneu se move e a direção em que ele aponta.
RANHURAS: ranhuras localizadas nas costelas e nos ombros da banda de rodagem do pneu para intervir na tração sobre o pavimento molhado.
QUALIFICAÇÃO DE VELOCIDADE (SÍMBOLO DE VELOCIDADE): sistema alfabético que descreve a velocidade máxima permitida de um pneu, com base em testes laboratoriais sob condições controladas. Também serve como uma indicação do desempenho do pneu (resposta a emergências e estabilidade, tração de frenagem, etc.) a velocidades regulares.
TORCEDURA: a distorção dos elementos da banda de rodagem na pegada de um pneu em movimento.
ESTABILIDADE: a capacidade dos pneus de manter a direção de um veículo em curvas sem causar oscilação excessiva da carroceria.
CARREGAMENTO PADRÃO: Pneu P-Metric com pressão máxima de calibragem de 35, 44 ou 51 psi.
PADRÃO ESTRELADO: método adequado para ajuste sequencial das porcas em um círculo de 5 parafusos.
RAIO DE CARGA ESTÁTICA: medição do meio do eixo até à superfície da estrada, medida com o pneu calibrado à pressão necessária e transportando a carga nominal.
BANDA DE AÇO: material de banda usado nos pneus. A alta rigidez proporciona um bom manuseio e baixo desgaste da banda de rodagem.
RESPOSTA DE DIREÇÃO: tempo de reação entre a entrada do motorista no volante e a mudança de direção do veículo.
BORRACHA SINTÉTICA: borracha fabricada com produtos químicos como substituto da borracha natural. As propriedades podem ser adaptadas a necessidades específicas.
RESISTÊNCIA À TRAÇÃO: A força de tração máxima por área de seção transversal que um material pode suportar antes de partir.
TORQUE: O produto de uma força aplicada através de um braço de alavanca para produzir um movimento rotativo.
APERTO: Apertar o conjunto do pneu/roda ao veículo, ajustando as porcas do pneu aos parafusos do cubo do veículo. Em caso de rodas especiais, o ajuste deve ser sempre feito com uma chave dinamométrica manual.
TPMS: SISTEMA DE MONITORAMENTO DE PRESSÃO DE PNEUS (TIRE PRESSURE MONITORING SYSTEM). DISPOSITIVO EXIGIDO PELA NHTSA (EE. UU.) PARA AJUDAR OS MOTORISTAS A MANTER A PRESSÃO DE AR ADEQUADA NOS PNEUS.
BANDA DE RODAGEM: a parte de um pneu que entra em contato com a superfície do chão.
PROFUNDIDADE DA BANDA DE RODAGEM: distância da superfície da banda até a parte inferior das ranhuras.
RAIO DA BANDA DE RODAGEM: O raio de curvatura do arco da banda de através da banda de rodagem.
RANHURA DA BANDA DE RODAGEM: raspagem da banda com uma lâmina (geralmente até metade da profundidade do piso original) para reduzir a torção e rasgo da banda de rodagem em aplicações de corrida.
INDICADORES DE DESGASTE DA BANDA DE RODAGEM: área elevada localizada lateralmente nas ranhuras da banda de rodagem que se nivela com a superfície da banda quando o pneu está gasto a uma profundidade de 2/32”. Usado para definir o ponto de desgaste legal na vida útil de um pneu.
CALIBRAGEM INSUFICIENTE: condição em que um pneu é calibrado abaixo da pressão recomendada pelo fabricante.
SUBGIRO: situação de giro em que os pneus dianteiros geram um ângulo de deslizamento maior do que os pneus traseiros. A tendência de um carro girar menos abruptamente do que o motorista pretende, compensada por uma maior entrada de direção.
ONDULAÇÃO: leve entalhe ou aspecto ondulado na lateral de um pneu radial calibrado. Os fios da capa da estrutura vão na mesma direção através do pneu de um talão para outro e a junção do material da camada na área da lateral pode, por vezes, causar esta condição. A ondulação é uma característica comum dos pneus radiais e não afeta o desempenho do pneu. Consulte o “Boletim de serviço de informação de pneus” da USTMA, volume 21/número 1, datado de dezembro de 1984, para mais informações.
UNIFORMIDADE: um termo que descreve o nível de variação de força radial e lateral em um pneu.
USTMA: Associação dos Fabricantes de Pneus dos EUA (United States Tire Manufacturers Association).
UTQG: etiquetagem de grau de qualidade uniforme dos pneus (Uniform Tire Quality Grade). Medição do desempenho de um pneu com base nos resultados de testes em três categorias: desgaste da banda de rodagem, tração e resistência à temperatura.
VULCANIZAÇÃO: a ligação sob calor e pressão de polímeros compostos de borracha, proporcionando maior resistência e elasticidade à borracha.
PESO DA RODA: pesos que se prendem, colam ou se autoaderem à parte interna ou externa da roda para equilibrar o conjunto aro/roda.